Conheça a Osteonecrose
Apesar de poder surgir em qualquer osso do corpo, a osteonecrose surge mais frequentemente no quadril, afetando a região da cabeça femoral, como também nos joelhos, ombros, tornozelos, pulsos ou no osso da mandíbula.
O tratamento é feito pelo ortopedista, e consiste em uso de medicamentos para aliviar os sintomas, com anti-inflamatórios, além de repouso e fisioterapia, no entanto, também pode ser indicada uma cirurgia para corrigir as alterações ou até mesmo para substituir a articulação por uma prótese.
Inicialmente, a osteonecrose pode não apresentar sintomas e dificilmente pode ser vista nos exames de imagem. Mas à medida que a circulação de sangue piora e há mais comprometimento do osso, podem surgir sintomas como dor na articulação afetada, o que provoca dificuldades para caminhar ou fazer atividades diárias.
Após a suspeita de osteonecrose do quadril, o ortopedista poderá fazer a avaliação física e solicitar exames como radiografia ou ressonância magnética da região afetada, que podem evidenciar os sinais de necrose do osso, assim como as adaptações ósseas que podem surgir, como artrose.
Ao identificar com os aspectos citados acima, procure o seu médico ortopedista.